Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > COINES
Início do conteúdo da página

COINES

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 17h27

 

 

Anualmente o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) promove o Congresso Internacional e o Seminário Nacional dedicados a circulação de saberes e promoção de encontro entre sociedade civil e especialistas em Educação de Surdos.

  

Certificados

COINES 2018

COINES 2017

COINES 2016

Os princípios de organização do Congresso Internacional e Seminário Nacional do INES propõe-se expressar as principais áreas de pesquisa dos Estudos Surdos, bem como fomentar e circular os sabres produzidos no contexto dos departamentos de pesquisa, extensão, educação básica e superior dessa Instituição em articulação com os agentes de produção de saberes externo a ela.

 

Dessa forma, em consonância com as conjunturas das politicas sociais e educativas brasileira, organizamos tais áreas de pesquisa nos seguintes eixos temáticos:                    

  1. Politicas, Sociedades e a Pessoa Surda;
  2. Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais;
  3. Estudos da Tradução e/ou Interpretação de Línguas de Sinais;
  4. Educação de Surdos: bilinguismo e/ou inclusão;
  5. Expressões Humanas em Arte e Cultura Surda;
  6. História, surdez e pessoa surda;
  7. Estudos audiológicos e fonoaudiológico da comunicação na surdez.

O público-alvo desses eventos é composto por surdos e/ou ouvintes fluentes em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e/ou Língua Portuguesa do Brasil (LPB). Nesse bojo, compreendendo: o cidadão surdo, a comunidade surda do Brasil, profissionais da educação e saúde, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, familiares de pessoas surdas e outros indivíduos ou entidades institucionais que tenham interessa nos campos dessa temática.

Sobre os objetivos

Os objetivos do Congresso Internacional e do Seminário Nacional são:

  1. Compartilhar pesquisas internacionais com base nos estudos sobre a Pessoa Surda e os fenômenos a ela ligados potencializando cooperações internacionais.
  2. Oferecer um evento no qual maior parte do conteúdo circulante seja oferecido em línguas oficiais Libras e a Língua de Sinais Internacional – não excluindo produções em Língua Portuguesa escrita e falada.
  3. Convergir em um único encontro apresentações acadêmicas, mostras artísticas, oficinas e grupos de trabalho que apresentem formas criativas e significativas de elaboração e apresentação de seus conteúdos.
  4. Articular-se com instituições nacionais e estrangeiras, ligadas à área da surdez, mediante convênios para intercâmbio de ações, experiências e informações.
  5. Promover o desenvolvimento e produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e pedagógicos.
  6. Expandir o acesso e preservar a memória de produções de conhecimento em Línguas de Sinais.
  7. Fomentar a realização de estudos e pesquisas que objetivem a sistematização e a produção de novos conhecimentos para o atendimento ao surdo;
  8. Expandir e melhorar a qualidade das atividades de cooperação técnica com as organizações governamentais ou não governamentais que atendam a surdos;
  9. Promover atividades de intercâmbio cultural, científico e pedagógico, visando a oferecer suporte técnico necessário à articulação entre projetos educacionais e tecnológicos dos Estudos sobre a Pessoa Surda.
  10. Expandir, quantitativa e qualitativamente, as ações para o desenvolvimento, a capacitação e a formação de recursos humanos.

 
Certificados COINES 2018

 

 
Os certificados estão disponíveis na lateral direita dessa página. Pedimos atenção para casos em que os certificados não sejam gerados automaticamente pelo sistema.
 
Vejam os campos para tentativa de retirada de certificado, para validação de código de certificados (em casos de comprovação da veracidade do documento) e para correção de dados cadastrais (em casos de problemas na geração dos certificados).
 
 
Fim do conteúdo da página