Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias

INES participa de 11º Mostra Cinema e Direitos Humanos

  • Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 14h45

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) participou no dia 23 de junho, sexta-feira, da 11º Mostra Cinema e Direitos Humanos, que promove espaços de debate sobre direitos humanos por meio da linguagem cinematográfica em todas as capitais brasileiras. É a primeira vez que o instituto entra na programação e leva a discussão sobre questões relativas à comunidade surda para a mostra. Ao todo, foram exibidos oito curta-metragens voltados ao público infanto-juvenil para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do INES.

Além do INES, outras três escolas públicas participaram da "Mostrinha". A coordenadora do evento, Luciana Boal, esteve presente no auditório do INES durante as exibições. No Rio, a 11ª Mostra aconteceu entre os dias 20 e 25 de junho, com 29 filmes e sessões com debates concentradas na cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). O tema central desta edição foi gênero e a cineasta homenageada Laís Bodanzky. Gratuita, a Mostra começou no dia 8 de maio no Acre e rodou todas as capitais do país.

Mais sobre a Mostra

Criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria Especial de Direitos Humanos para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil. O objetivo é consolidar a cultura e a educação em direitos humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Em dez anos, a Mostra expandiu em alcance e em escopo – da América do Sul para o Hemisfério Sul, e no mundo, além de contar, pelo quarto ano consecutivo, com cerca de 1.000 pontos de difusão pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático. A 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento - ICEM.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página