Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos anuais
Início do conteúdo da página

IX Semana Pedagógica do INES (SEMAP)

Tema
Formação de professores bilíngues, políticas linguísticas e práticas pedagógicas.

Quando será?
9 e 10 de agosto de 2018

A Semana Pedagógica do Curso de Pedagogia - Licenciatura do INES tem a intenção de oportunizar o diálogo com pesquisadores da área da surdez, não só no que diz respeito à educação de surdos como também aos desafios postos à educação para todos. Além disso, preocupa-nos a formação do pedagogo voltado para o contexto bilíngue (Libras/Lingua Portuguesa escrita) e as atuais demandas da educação contemporânea.

Considerando, de acordo com Souza (2012, p.222) que: “o curso de pedagogia se constitui em um espaço no qual se estuda, intencional e criticamente a educação e suas manifestações na sociedade, a partir de uma sólida formação no campo teórico, epistemológico e metodológico da educação e do ensino”, acreditamos que se faz necessário estimular a formação inicial do pedagogo de maneira participativa e reflexiva. 

A partir desta perspectiva, considera-se a possibilidade de transformação, compreensão, comprometimento com ações significativas para lidar com a diversidade e a formação de pedagogos atuantes na Educação de Surdos. Sendo assim, a Semana Pedagógica constitui-se em uma atividade planejada para promover, principalmente, a formação e participação dos alunos do curso bilíngue de Pedagogia do INES, assim como oferecer oportunidade ao público externo de aproximação com as questões atuais e pertinentes à educação de surdos.

Datas do evento

No dia 9 de agosto, o auditório central deverá ser utilizado nos turnos da manhã, tarde e noite com atividades diferenciadas. Está prevista a oferta de 200 vagas.

No dia 10 de agosto, serão utilizadas as salas de aula do DESU para realização de oficinas e minicursos nos turnos da manhã, tarde e noite. Está prevista a oferta de 200 vagas distribuídas nas diversas atividades oferecidas.

Programação 

9 de agosto de 2018

Manhã
8h – credenciamento e café
9h as 10:30h – Conferência de Abertura –“Políticas linguísticas e Educação de Surdos” - Carol Pego/UFSC
10:30 h – 12h – Palestra: Marcia Lunardi Lazarin/UFSM “Currículo, diferença e prática docente”

Tarde
14h às 16:00h - Mesa redonda: “Educação bilíngue e os caminhos
para a prática docente” Afonso Loss /IFC/SC e Cristina Lacerda UFSCAR/SP
16:00 às 17:30h Roda de entrevista: “CODAS – Experiências da
família surda para a vida profissional – Entrevistadora :Laura Jane Messias Belém/INES. (convidados à confirmar)

Noite
17: 30h ás 18h - café
18h às 19:30h – Palestra – “Formação de professores e os impactos na educação bilíngue de alunos surdos” - Madalena Klein/ UFPEL
19:30 às 21:00h – Mesa redonda: “Pedagogia em espaços não escolares” - Pedagogia empresarial: o pedagogo na aviação civil – Carla Mendes/ANAC
Pedagogia na Sócioeducação – Paula Werneck Vargens/Escola de Formação Paulo Freire NOVO DEGASI/Secretaria de Educação do Estado RJ
Atuação pedagógica bilíngue no museu do amanhã – Bruno Batista/Museu do amanhã

10 de agosto de 2018

Manhã/ das 9h às 12h
Oficina 1 – O passado tem história – Osilene
Oficina 2 – Saberes e práticas com alunos surdos com outras deficiências – Luciana Andrea
Oficina 3 – Experimentando o smartfone no diálogo entre a literatura e o cinema.
Oficina 4- Cantigas de Roda em Libras – Alessandra Teles/INES
Oficina 5 – Um conto maravilhoso no ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos – Fabiana Braga
Oficina 6 – Construção de materiais pedagógicos – João Bulhões
Tarde/ das 14h às 17h
Oficina 1 – Teatro para surdos – Luiz Cláudio
Oficina 2 – Saberes e práticas educativas com surdocegos – Ana Prado
Oficina 3 – Libras conceitos iniciais – Diana e Antônio
Oficina 4 - Tradução e Interpretação (Libras/Português) - Glauber e Renata
Oficina 5 - Saberes e práticas sobre Autismo e inclusão - Glaura Braga
Oficina 6 – Trajetória histórica da formação de professores no INES - Solange Rocha
Oficina 7 – Repositório digital Huet: Acessando e compartilhando informações para educação de surdos - Tania Chalhub
Noite/ das 18h e 30min às 21h e 30 min
Oficina 1– Ensino de História para surdos. Paulo Santana
Oficina 2 – Materiais pedagógicos e letramento – Suzana e Bruna 
Oficina 3 – Uso do Scratch para letramento na EJA - Marcia de Fatima
Oficina 4 – Narrativas da Cidade – Maria Inês e Beth Serra
Oficina 5 – Interpretação em espaços culturais – Jaderson e Thiago
Oficina 6 – Criação de material didático para ensino de LP para surdos – Osilene (grupo de pesquisa)
                                                                 

 

Fim do conteúdo da página