Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Extensão
Início do conteúdo da página

Cursos e atividades de Extensão

Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2017, 15h03

 

Formulário de inscrições em atividades de extensão

Balanço dos Cursos de extensão até 2018.1

Editais 2015

Edital 008 PROEXT INES 2015

Edital 009 PROEXT INES 2015

Editais 2017

Edital 001 PROEXT INES 2017

Edital 006 PROEXT INES 2017

Editais 2018

Edital 009 PROEXT INES 2018

Edital 013 PROEXT INES 2018

Edital 018 PROEXT INES 2018 (vagas remanescentes)

Retificação de cronograma (vagas remanescentes)

A extensão é compreendida como o processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e realimenta o ensino e a pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre instituição de ensino superior e sociedade.

A relação transformadora entre instituição de ensino superior e sociedade é o processo de intercâmbio, interlocução e interação que, por meio da circulação de saberes, possibilita: a travessia de fronteiras disciplinares; a articulação de teoria e prática; o surgimento de uma visão integrada das questões sociais; a produção de novos conhecimentos, com base na elaboração crítica do real; a reformulação de concepções e práticas curriculares.

No âmbito da cultura, a extensão deverá promover a colaboração entre instituição de ensino superior e sociedade, visando também: à preservação e ampliação do patrimônio cultural, seja ele material ou imaterial; a preservação e difusão do patrimônio cultural dos surdos e das manifestações culturais expressas em línguas de sinais; à valorização dos marcos e das manifestações culturais; ao incentivo a novas formas de manifestações artísticas e culturais.

As iniciativas de extensão poderão ser presenciais, semipresenciais ou a distância, planejados e organizados de modo sistemático, com carga horária, mínima e máxima, de 15 horas e 350 horas, respectivamente, e critérios de avaliação definidos.

A proposta para o desenvolvimento de iniciativas de extensão nos seus diferentes níveis e modalidades poderá ter caráter individual ou coletivo, originando-se de docentes e/ou técnicos do INES ou da sociedade.

Tipos de iniciativas de extensão

As iniciativas de extensão são classificadas em:

Ação: é a menor unidade de classificação da extensão, e pode ser realizada isoladamente ou vinculada a um projeto, a uma atividade ou a um programa de extensão;

Atividade: é a ação processual contínua que pode se realizar isoladamente ou vinculada a um programa de extensão;

Projeto: é o conjunto de ações desenvolvidas em um período limitado de tempo, com objetivos e metas definidas. Pode ser realizado isoladamente ou vinculado a um programa de extensão;

Programa: é o conjunto de atividades ou projetos de caráter orgânico-institucional, com diretrizes claramente definidas em função de um objetivo comum, podendo ou não compreender subprogramas.

Tipos de cursos de extensão

O PROEXT-INES também admite propostas de Cursos de Extensão nas seguintes modalidades:

Iniciação: Curso que objetiva, principalmente, oferecer noções introdutórias em uma área específica do conhecimento;

Atualização: Curso que objetiva, principalmente, atualizar e ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma área do conhecimento;

Treinamento e qualificação profissional: Curso que objetiva, principalmente, treinar e capacitar em atividades profissionais específicas;

Aperfeiçoamento: Curso com carga horária mínima de 180 h, destinado a graduados.

Inscrições

A cada nova turma aberta, nosso formulário de inscrições estará ativo e recebendo as inscrições de alunos. Cabe aos propositores da atividade/curso a aplicação de critérios de seleção para a formação de suas turmas.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página