Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que são os CAS?
Início do conteúdo da página

INES e CAS - Apresentação

 Onde Encontrar
 Fique Por Dentro
CAS - Informações
 Legislação
Publicações
Dúvidas Frequentes
Fale Conosco

Os Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) são órgãos ligados às Secretarias Estaduais de Educação (SEDUC) e têm como objetivo promover a educação bilíngue, por meio da formação continuada para profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da elaboração de materiais didáticos adequados a estudantes surdos e com deficiência auditiva.

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) desenvolve ações no que se refere à disseminação de conhecimentos e capacitação de profissionais para atuarem de forma efetiva na área da surdez e, desde 2012, vem atuando como interlocutor entre os CAS do território nacional. 

 

 

INES e CAS

 

Em 2015, durante o Congresso Internacional do INES, o Grupo de Trabalho intitulado Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, constituído por representantes do INES e gestores dos CAS das diferentes regiões do Brasil, promoveram reflexões acerca das funções dos referidos centros, com o propósito de atender instituições públicas e privadas, escolares e de saúde. Essas ações promovem o atendimento especializado aos sujeitos surdos, surdocegos, suas famílias, assim como a pesquisadores e a sociedade civil de maneira geral.

 

FUNÇÕES DO CAS

De acordo com a convenção estabelecida pelos CAS, destacam-se as seguintes funções: orientações escolares, orientações de saúde, inter-relações entre instituições e distribuição de material informativo (cartilhas, panfletos…).

Além dessas ações, os CAS atuam na elaboração de metodologias de ensino e materiais didáticos e são responsáveis pelo acompanhamento da atuação dos intérpretes nas funções escolares.

 

 

FORMAÇÕES OFERECIDAS PELOS CAS

 

Os CAS oferecem cursos de: Libras como L1 e L2, Interpretação e tradução, Língua Portuguesa como L2, Formação pedagógica na área de educação de surdos.

Público Alvo:

Professores e profissionais da área de Educação, intérpretes e instrutores, profissionais que atuam com pessoas surdas e membros da sociedade civil interessados em temas e ações relacionados à surdez.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página