Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Inscrições de alunos do INES para extensão e iniciação científica vão até dia 4; confira novo cronograma
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

Alunos da Educação Infantil do INES visitam AquaRio

  • Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2017, 18h33

As turmas de Educação Infantil do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) mergulharam fundo em atividades inéditas no último mês. Como parte do conteúdo abordado no primeiro semestre letivo – sobre a água –, as crianças, que têm entre 7 meses e 5 anos de idade, visitaram o Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) nos dias 30 de março, 6 e 17 de abril.

Segundo a professora Jurema Santos, responsável pela visitação, os 46 alunos que estiveram no maior aquário da América Latina adoraram a visita. "Foi ótimo para todos. Agradecemos muito a equipe do AquaRio por terem oferecido essa experiência para a escola", disse. No último dia de visitação, os pais também puderam acompanhar o passeio das crianças menores.

O grande destaque do AquaRio é o Tanque Oceânico, com 3,5 milhões de litros d’água e um túnel que cruza o maior dos 28 recintos. "Os professores estão trabalhando o tema da água e essa atividade faz parte do conteúdo", afirmou Jurema, que acrescentou que já está planejando instalar um aquário na escola para que as crianças possam ter contato frequente com os seres aquáticos.

A professora ainda explicou à equipe do Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro a importância de levar as crianças com surdez a locais como o AquaRio: "Eles precisam de muitos estímulos visuais, a comunicação e o vocabulário por sinais ainda não estão desenvolvidos nesta idade. O diálogo das pessoas de um modo geral é auditivo, então para eles é muito necessária esta vivência presencial. O mundo não acontece visualmente a não ser que você vá até ele".

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, é um equipamento privado de visitação pública moderno e multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura. Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, é o maior Aquário Marinho da América do Sul e terá até 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição. Além de 25 grandes tanques, o AquaRio ainda conta com um Museu de Ciências e com o Aquário Marinho Virtual, que permite total interatividade e oferece informações sobre espécies que não podem ter contato direto com o público.

Confira aqui reportagem realizada pela CDURP sobre o último dia de visitação.

 

 

Fim do conteúdo da página