Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Após torneio, seletivas de futsal feminino seguem com inscrições abertas
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

INES aplica simulado para preparar alunos para o primeiro Enem em libras

  • Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 12h53

 

Nos dias 12 e 13 de julho, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) promoveu um simulado para preparar alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia o desempenho dos estudantes e permite o ingresso em diversas universidades. Pela primeira vez, o Enem será realizado também em língua brasileira de sinais, por meio de vídeo com a prova traduzida, melhorando a acessibilidade para os candidatos surdos. Por isso, professores do instituto identificaram a necessidade de explorar pontos técnicos neste novo modelo do exame.

A iniciativa partiu do professor de língua espanhola André Cordeiro, que idealizou e coordenou a proposta. "Nós nos sentimos na obrigação de nos implicar nesse processo para preparar nossos alunos tanto nos aspectos próprios dos componentes curriculares como também nos processos práticos do fazer a prova, situação com a qual muitos dos nossos alunos não estão acostumados", conta. O piloto do simulado Enem em libras foi aplicado em dois turnos, para um total de 25 alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio e no pré-vestibular do instituto.

Os professores do Departamento de Educação Básica do INES organizaram 48 questões, divididas entre todos os conteúdos curriculares, mesclando itens elaborados pelos próprios educadores com questões antigas do Enem, com tradução liberada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplica a prova anualmente. "Tratou-se de um simulado mais curto do exame, pois a ideia, inicialmente, foi fazer um piloto para que todos nós aprendêssemos com o processo de realizar pela primeira vez esta verificação", diz André. Segundo ele, o próximo passo será fazer um simulado dentro dos moldes do Enem, com 180 questões e redação, em dois dias, com todas as questões filmadas e elaboradas pelos profissionais da casa. O trabalho conta, ainda, com a colaboração da equipe de intérpretes. Neste ano, o Enem acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro.

Sala Revoluti

O teste foi realizado na sala Revoluti, espaço didático modulado em estruturas dinâmicas que possibilitam a modificação do ambiente físico de acordo com a proposta pedagógica a ser desenvolvida. "Este espaço nasceu da necessidade de se adaptar a sala de aula tradicional a um ambiente adequado às novas tecnologias", afirma Bruno Galasso, coordenador do Núcleo de Educação Online do INES. Inaugurada no ano passado, a sala incorpora o conceito do trabalho em rede ao processo de aprendizagem, em um novo modelo de aula que utiliza o computador como ferramenta de formação. O principal diferencial está nas mesas de trabalho, que são integradas e permitem sua rotação de diversas maneiras para formar arranjos diferentes. O conceito da sala Revoluti foi aplicado também nos 12 polos de ensino do curso superior bilíngue de pedagogia à distância e atende aos alunos da instituição. 

 

Fim do conteúdo da página