Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > INES realiza I Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos e Semana da Alimentação Saudável
Início do conteúdo da página
Notícias

INES celebra 160 anos com programação especial e iluminação do Cristo Redentor

  • Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 15h09

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), centro de referência nacional na área da surdez, celebrou hoje, dia 26 de setembro, seu aniversário de 160 anos e também o Dia Nacional do Surdo. Para comemorar a data, a direção do instituto reuniu nesta terça-feira alunos, responsáveis, funcionários, colaboradores e parceiros para uma programação especial: além da cerimônia de abertura com todos os representantes da casa, no auditório principal, houve uma palestra sobre a história do instituto, a exibição dos filmes "D.P.A. - Detetives do Prédio Azul" e "Meu tio quase perfeito", com inédita interpretação em língua brasileira de sinais (libras), atividades lúdicas com jogos eletrônicos, almoço com bolo comemorativo e uma homenagem aos alunos surdos que foram premiados no Campeonato Sul-americano Open 2017 de Jiu-Jitsu no dia 17 de setembro. A pedido do INES, hoje o monumento do Cristo Redentor será iluminado em azul entre 19h e 20h.  

Confira em breve mais informações e imagens do evento

O diretor-geral do instituto, Marcelo Cavalcanti, agradeceu o empenho de todos os funcionários e o apoio de parceiros e do Ministério da Educação (MEC) na construção e efetivação de políticas públicas aliadas a um ensino de qualidade para a população surda: "É com muito orgulho e emoção que celebramos 160 anos de história e de luta, todos empenhados na melhoria da qualidade da educação para os surdos, pesquisando e trabalhando em prol dos direitos dos surdos", disse. Na mesa de abertura estavam também o chefe de gabinete do INES, Paulo Roberto do Nascimento; a diretora do Colégio de Aplicação, Amanda Ribeiro; a diretora do Departamento de Ensino Superior, Tanya Felipe; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico, Gilsilene Moraes, e a diretora do Departamento de Planejamento e Administração, Marta Isabel Duarte.

Saiba um pouco mais sobre a história do INES aqui

A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo internacionalmente no mesmo mês, mas no dia 30. No Brasil, a data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, devido ao aniversário da fundação do INES, a fim de comemorar as conquistas da comunidade surda brasileira, promover a reflexão sobre questões de acessibilidade e de garantia do direito à cidadania, e discutir a construção de políticas públicas voltadas às necessidades e demandas dessa parcela da população. Confira também este vídeo explicativo sobre a data

Por este motivo, este é o mês em que são lembradas as lutas e conquistas da comunidade surda com atividades em todo o país que integram o movimento chamado de "Setembro Azul". Além do aniversário do INES e dos dias nacional e internacional do surdo, ainda comemora-se no mesmo mês o Dia Internacional das Línguas de Sinais (11) e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21). 

A cor escolhida é uma homenagem às pessoas surdas que morreram na Alemanha durante o nazismo, pois eram identificados com uma faixa azul amarrada ao braço. O azul é usado como afirmação do orgulho surdo pela língua brasileira de sinais (libras) e por sua cultura, e como defesa das escolas bilíngues para surdos, também com respaldo na referida Convenção da ONU, com respaldo da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Continuando as comemorações dos 160 anos, ainda será realizada, no dia 28 (quinta-feira), uma edição especial do Fórum Bilíngue do INES.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página