Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COINES 2018: Prazo para submissão de trabalhos no congresso vai até dia 20
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

Alunos do INES participam de simulado preparatório para o Enem

  • Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 14h26

No dia 12 de julho, quinta-feira, cerca de 60 alunos do Colégio de Aplicação (CAp-INES), das turmas de segundo e terceiro anos do Ensino Médio e do pré-vestibular, realizaram um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promovido pelo Departamento de Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Este é o segundo ano do simulado, que teve início em 2017 com o objetivo de preparar os estudantes para a primeira edição do Enem com tradução em língua brasileira de sinais (libras). A proposta partiu dos professores do instituto André Cordeiro e Isabel Mallet, que identificaram a necessidade de explorar pontos técnicos no novo modelo da prova e continuam coordenando o projeto.

Como no ano passado, o simulado foi composto por 48 questões – número menor do que consta no Enem – abrangendo as cinco grandes áreas de conhecimento, no modelo de prova em vídeo-libras e impressas em língua portuguesa, da mesma forma que hoje é aplicado o Enem para candidatos surdos. No entanto, ao contrário do que aconteceu em 2017, neste primeiro simulado os alunos fizeram também a prova de redação. Em setembro, os estudantes farão, em dois sábados, outro simulado, desta vez composto por 180 questões. "Nossa intenção é que os mesmos alunos façam a prova, após realizarem sua inscrição. Na hipótese de sobrar vagas, estamos estudando a possibilidade de disponibilizá-las para a comunidade surda externa", ressaltou Isabel.

As provas ainda estão sendo corrigidas, mas os coordenadores do projeto ficaram otimistas com o engajamento das turmas. "Neste ano, o número de alunos que participaram da prova foi bem superior ao do ano passado, o que nos leva a acreditar que eles têm adquirido mais confiança em si mesmos e já vêem o curso superior como uma possibilidade real", afirmou André. Neste ano, o Enem acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro.

Sala Revoluti

O teste foi realizado na sala Revoluti, espaço didático modulado em estruturas dinâmicas que possibilitam a modificação do ambiente físico de acordo com a proposta pedagógica a ser desenvolvida. Inaugurada pelo Núcleo de Educação Online do INES em 2016, a sala incorpora o conceito do trabalho em rede ao processo de aprendizagem, em um novo modelo de aula que utiliza o computador como ferramenta de formação.

Fim do conteúdo da página