Ensino de Geografia para surdos: análise das produções acadêmicas

Thabata Oliveira, Celeste Kelman

Resumo


Este trabalho pretende analisar as produções acadêmicas que abarcam a temática do ensino de Geografia para surdos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2008), de natureza qualitativa. Para o levantamento do material analisado, foi utilizado o Banco de Teses e Dissertações da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que apontou nove dissertações com o tema de interesse. A partir da leitura do material, três eixos foram definidos para a discussão e apresentação do resultado da pesquisa: informações gerais; inclusão e ensino de Geografia para surdos; e materiais e práticas pedagógicas na educação geográfica de alunos surdos. Constatou-se que as dissertações apontam uma inclusão do estudante surdo ainda precária, o que tem dificultado a aprendizagem da Geografia de forma significativa. Por outro lado, ficou evidente que a produção acadêmica na área tem avançado em propostas pedagógicas para o atendimento desse alunado.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, S. A educação geográfica de alunos surdos em uma escola polo da grande Florianópolis. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

ARRUDA, G. B. Material didático de geografia para surdos em uma perspectiva bilíngue. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

FERNANDES, J. V. Inclusão: educação ambiental aplicada ao ensino de geografia para alunos surdos no CEF 08 do Gama – DF do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

FONSECA, R. L. Praticando geografia com alunos e ouvintes: uma contribuição para o ensino de geografia. 2012. 193 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

FUENTE, A. R. S. O trabalho de campo em geografia: múltiplas dimensões espaciais e a escolarização de pessoas surdas. 2012. 160 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUARINELLO, A. C. et al. A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná. Rev. Bras. Educ. Esp., Marília, v. 12, n. 3, p. 317-330, 2006.

KELMAN, C. A; BRANCO, A. U. Comunicação e metacomunicação na inclusão escolar. In: DESSEN, M. A.; MACIEL, D. A. (Orgs.). A ciência do desenvolvimento humano: desafios para a psicologia e a educação. Curitiba: Juruá, 2014. p. 483-516.

KELMAN, C. A.; SOUSA, M. A. Sociedade, educação e cultura. In: MACIEL, D. A.; BARBATO, S. (Orgs.). Desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 15-58.

LODI, A. C. B; ALBUQUERQUE, G. K. T. S. Sala Libras língua de instrução: inclusão ou exclusão educacional/social? In: LACERDA, C. B. F; SANTOS, L. F; MARTINS, V. R. O. Escola e diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2016.

LURIA, A. R; YUDOVICH, F. I. O papel da linguagem na formação de processos mentais: colocação do problema. In: LURIA, A. R; YUDOVICH, F. I. Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. p. 7-23.

OLIVEIRA, T. F. de; EIRAS, J. M. C.; KELMAN, C. A. Surdez, prática docente e recursos: uma análise das publicações dos Congressos de Educação Especial. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 7., 2016, São Carlos. Anais... São Carlos, 2016.

PENA, F. S. Ensino de geografia para estudantes surdos: concepções e práticas pedagógicas. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

RAMOS, D. M.; ZANIOLO, L. O. Tendências e perspectivas da produção acadêmica sobre a temática educação de surdos: mapeamento da produção. Rev. Bras. Educ. Espec., Marília, v. 20, n. 2, p. 303-318, jun. 2014a.

RAMOS, D. M.; ZANIOLO, L. O. Tendências temáticas da produção acadêmica sobre a educação de surdos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 11., 2014, São João del Rei. Anais..., São João del Rei, 2014b.

RESENDE, M. M. S. O saber do aluno e o ensino de geografia. In: VESENTINI, J. W. (Org.). et al. Geografia e ensino: textos críticos. 5. ed. Campinas: Papirus, 1989.

SANTOS, A. L. F. dos.; AZEVEDO, J. M. L. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 534-550, 2009.

SILVA, C. C. P. da. Respeitando as diferenças no trânsito: os alunos surdos em ação e movimento. 2008. 142 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SILVA, C. B. da. Cenário armado, objetos situados: o ensino de geografia na educação de surdos. 2003. 244 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

SILVA, J. S. Os desafios no ensino de geografia para surdos: estudo etnográfico na casa do silêncio em Teresina – PI. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2015.

SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.20395/fb.v0i38.516

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1518-2509
ISSN Eletrônico: 2525-6211 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Forum está avaliada como B4 no Qualis- Interdisciplinar/CAPES

 

INDEXADA EM:


Resultado de imagem para sumario.org logo  Resultado de imagem para google acadêmico Resultado de imagem para portal periódicos capes  Resultado de imagem para doaj  Imagem relacionadaResultado de imagem para livre cnen