Práticas de ensino bilíngue para surdos nas séries iniciais

Camila Fortes, Patrícia Menezes

Resumo


O presente trabalho aborda a discussão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas com os alunos surdos da Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/INES). Implica em apresentar como vem sendo realizada a construção de materiais e suportes pedagógicos utilizados para esse ensino. O ponto de partida culmina em compartilhar os recursos didáticos e as estratégias metodológicas desenvolvidas na elaboração de materiais impressos, com intuito de atender e dar suporte ao processo de ensino dos alunos do segundo e terceiro ano das séries iniciais, no primeiro semestre do ano letivo de 2017. Neste sentido, nossas práticas voltam-se a intensificar estudos sobre a produção de estratégias didáticas, a fim de preconizar o processo de ensino desses sujeitos, uma vez que poucos são os materiais disponibilizados e acessíveis ao ensino de surdos sob uma perspectiva bilíngue.


Palavras-chave


Práticas de ensino; Bilíngue; Libras; Surdos; Séries Iniciais.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, G. B. Material didático de Geografia para surdos em uma perspectiva bilíngue. 2015.114 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

BAALBAKI, A. C. F; TEIXEIRA, V. G. Novos caminhos: Pensando materiais didáticos de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos. In: Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 25-36, jul./dez. 2014.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2017.

CAMPELLO, A. R. Pedagogia visual; Sinal na Educação dos Surdos. IN: QUADROS, Ronice M.; PERLIN, G. (Org.). Estudos Surdos II. Petrópolis: Editora Arara Azul. 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

SANTOS, E. R. O ensino de língua portuguesa para surdos: uma análise de materiais didáticos. Anais do SIELP. v. 2, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2012.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.20395/fb.v0i38.522

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1518-2509
ISSN Eletrônico: 2525-6211 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Forum está avaliada como B4 no Qualis- Interdisciplinar/CAPES

 

INDEXADA EM:


Resultado de imagem para sumario.org logo  Resultado de imagem para google acadêmico Resultado de imagem para portal periódicos capes  Resultado de imagem para doaj  Imagem relacionadaResultado de imagem para livre cnen