Poesias na oficina de leitura do SEF-1 do CAp-INES

Geise Moura Freitas

Resumo


O trabalho a ser apresentado é um relato de experiência pedagógica ocorrida no primeiro semestre de 2018, na Oficina de Leitura do Setor de Ensino Fundamental do primeiro segmento do CapINES, com alunos do quarto e quinto anos. O aporte vygotskyano, que defende a linguagem como base para a construção das funções superiores, e o entendimento de que a leitura constitui prática social que reflete nosso conhecimento de mundo e grupo social de pertencimento, nortearam as atividades desenvolvidas. Essas tiveram como objetivo principal a leitura e a escrita de poesias, em Libras e em Língua Portuguesa, e a auto identificação dos alunos como sujeitos sinalizadores e bilíngues que possuem visões de mundo próprias e com marcas de sua cultura. Assim, os discentes conheceram poesias, sinalizadas por membro de referência da comunidade surda, e na sequência, produziram as suas próprias, compartilhando-as com seus pares e professores. Os passos metodológicos adotados pela professora regente, ouvinte, visaram a facilitar a compreensão dos textos pelos alunos ultrapassando o enfoque lexical, na busca constante pela negociação de sentido, mediada sempre pela Libras. O texto foi assumido como unidade mínima de análise e as atividades de leitura foram realizadas com uma abordagem dialógica, sendo os alunos encorajados a fazer o exercício constante de contrastar as estruturas das duas línguas envolvidas no processo ensino-aprendizagem, levando-os a perceber a condição bilíngue que os caracteriza. Nossa prática pedagógica indica que nossos alunos podem ser letrados, mesmo que não estabeleçam relações entre grafia e som, nem discriminem fonemas e sílabas, apreendendo as palavras por outra rota de aprendizagem, po meio de seu perfil gráfico-visual, como uma unidade compacta atrelada a uma rede de sentidos. As atividades proporcionaram aos alunos o reconhecimento e a valorização da cultura surda, bem como da Língua Portuguesa, aprendida enquanto segunda língua.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20395/fb.v0i38.540

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ISSN Impresso: 1518-2509
ISSN Eletrônico: 2525-6211 

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