Transferência de funções ordinais através de classes de estímulos equivalentes em crianças surdas

Alice Almeida Chaves de Resende

Resumo


O ensino bilíngue pode causar dificuldades escolares para as pessoas surdas na medida em que as estruturas ordinais-gramaticais da Libras e da Língua Portuguesa escrita são diferentes. Nessa última, a estrutura é composta por sujeito-verbo-complemento, enquanto a Libras permite o uso não apenas desta, mas também da ordem sujeito-complemento-verbo e complementosujeito- verbo. Quando o indivíduo aprende três classes de estímulos referentes a sujeito, verbo e complemento e, adicionalmente, a ordem gramatical entre elementos de uma dessas classes, as relações ordinais se transferem para os demais membros das classes, sem que haja necessidade de ensino adicional. Não se têm evidências, no entanto, a respeito da possibilidade de adicionar uma nova classe de estímulos referente apreposições, e se haveria transferência da função ordinal incluindo os membros dessa classe. Participarão deste estudo cinco crianças surdas. Estas deverão ler 100% das palavras contidas no pré-teste de sinalização, exceto as preposições. Os estímulos experimentais serão 16 palavras impressas, divididas em quatro conjuntos de estímulos (Al,2,3,4; Bl,2,3,4; Cl,2,3,4 e 01,2,3,4) correspondentes, respectivamente, a sujeito, verbo, preposição e complemento. O procedimento de ensino das classes será de escolha de acordo com o modelo (MTS) e o de ensino de sequência será de treino sequencial através de uma adaptação do procedimento anterior (CRMTS). A análise de dados será realizada de acordo com a porcentagem de acerto nas relações de classe de equivalência e de formação de sequência, e nos testes das relações derivadas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20395/re.v0i37.214

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