Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > COINES
Início do conteúdo da página

COINES

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 16h27

+ Sobre o evento

 

Informações e Certificados das edições anteriores

O COINES se apresenta para nossa instituição e para sociedade como um evento de compartilhamento de muitas de nossas missões com espaço que busca circular mais referências sobre políticas, reflexões e práticas envolvendo pessoas surdas, suas formas de comunicação e estilos de vida em sociedade. O evento, antes conhecido como Congresso Internacional do INES, deu espaço para muitos outros subeventos que diversificaram e trouxeram mais mãos e vozes para esse que hoje é um espaço de um encontro de celebração da Comunidade Surda brasileira.

 

O público-alvo deste evento é composto por surdos e/ou ouvintes fluentes em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e/ou Língua Portuguesa do Brasil (LPB). Nesse bojo, compreendendo: o cidadão surdo, a comunidade surda do Brasil, profissionais da educação e saúde, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, familiares de pessoas surdas e outros indivíduos ou entidades institucionais que tenham interessa nos campos dessa temática.

 

Os princípios de organização do COINES propõem expressar as principais áreas de pesquisa dos Estudos Surdos, bem como fomentar e circular o Saber produzido no contexto dos departamentos de pesquisa, extensão, educação básica e superior desta Instituição em articulação com os agentes de produção de saberes externo a ela. Dessa forma, em consonância com as conjunturas das políticas sociais e educativas brasileira, organizamos tais áreas de pesquisa nos seguintes eixos temáticos:

  1. Políticas, Sociedades e a Pessoa Surda
  2. Questões Linguísticas e Culturais das Línguas de Sinais
  3. Questões em Tradução e/ou Interpretação de Línguas de Sinais
  4. Expressões surdas em esporte, cultura e artes
  5. Educação de Surdos: formas de Pedagogias em Bilinguismo e Inclusão
  6. Protagonismo Surdos: a pessoa surda e autodeterminação

 

Essas áreas se desdobram e atravessam os espaços quem compõe o que hoje nosso COINES:

- Congresso Internacional do INES
- Seminário Nacional sobre Educação de Surdos
- Feira da Diversidade Surda
- Festival Nacional de Arte e Cultura Surda (exposição e mostra)
- Encontro Nacional da Rede INES em CAS

  

+ Sobre os objetivos

 

Os objetivos do Congresso Internacional e do Seminário Nacional são: 

  1. Compartilhar pesquisas focadas nos estudos sobre a Pessoa Surda e os fenômenos a ela ligados potencializando cooperações e diálogos entre estudos nacionais e internacionais.
  2. Oferecer um evento no qual maior parte do conteúdo circulante seja oferecido em Libras e Língua de Sinais Internacional – não excluindo produções em Língua Portuguesa escrita e falada.
  3. Articular-se com instituições nacionais e estrangeiras, ligadas à área da surdez, mediante convênios para intercâmbio de ações, experiências e informações.
  4. Promover o desenvolvimento e produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e pedagógicos orientados a Pessoa Surda.
  5. Expandir o acesso e preservar a memória de produções de conhecimentos em Línguas de Sinais.
  6. Expandir e melhorar a qualidade das atividades de cooperação técnica com as organizações governamentais ou não governamentais que atendam às Pessoas Surdas;
  7. Promover atividades de intercâmbio cultural, científico e pedagógico, visando a oferecer suporte técnico necessário à articulação entre projetos educacionais e tecnológicos dos Estudos sobre a Pessoa Surda.
  8. Expandir, quantitativa e qualitativamente, as ações para o desenvolvimento, a capacitação e a formação de recursos humanos.

 

 

 

 

O COINES é organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Humano Científico e Tecnológico do INES contando com servidores, técnicos e voluntários de todos Instituto. Saiba mais sobre o DDHCT em http://www.ines.gov.br/ddhct.

 

Fim do conteúdo da página