Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Curso de Libras
Início do conteúdo da página

INFORMES DO CURSO DE LIBRAS - 2021

Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 15h05

 

Atenção abre vagas para o CURSO DE LIBRAS – SEMESTRE 2021.2

  

  

Curso de Libras 2021.2
NOVO

Edital - Sorteio de vagas no Nível 1
Edital - Sorteio em nivelamento

Cronograma Libras 2021.2


 

BAIXE OS CERTIFICADOS ANTERIORES AQUI 

(NOVO) 2020.2

2019.2

2019.1

2018.2

2018.1

2017.2


+ CONFIRA TAMBÉM:

- Manual do aluno (2021.2)

Manual do aluno (2021.1)

Informações (2019.2)

Informações (2019.1)

   

Prezados alunos, bom dia!

Esperamos que todos estejam bem!

É com grande satisfação que comunicamos o início do processo de renovação ou destrancamento de matrículas para o Curso de Libras (semestre 2021.2).

Para renovar ou destrancar sua matrícula, você deve preencher o formulário, que ficará disponível em https://forms.gle/BXAKHaao8uNFcNxo8, a partir das 9h do dia 20 de julho de 2021 (3ª) até 21h do dia 21 de julho de 2021 (4ª).

Como as aulas serão por meio do AVA do Google Classroom, é recomendável usar o seu Gmail existente ou, se não o tiver, criar um, e renovar a matrícula usando o Gmail para facilitar a inclusão no AVA.

Lembramos que o Curso de Libras normalmente é oferecido na modalidade presencial e, excepcionalmente, em função das restrições sanitárias decorrentes da pandemia de COVID-19, no semestre 2021.2, ele será oferecido de forma remota.

Agradecemos pela atenção e nos colocamos à disposição, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atenciosamente,

Equipe DFCRH

 

- DIVULGAÇÃO DE EDITAIS DE INSCRIÇÕES EM SORTEIO ELETRÔNICO PARA NOVAS VAGAS/TURMAS

Saiu a divulgação os editais de abertura de inscrições em sorteio eletrônico para novas vagas/turmas, na modalidade remota, para módulo I (nº 10/2021 - iniciantes) e para módulos acima de I (nº 11/2021 – avaliação de ingresso de candidatos com conhecimento de Libras) para ingresso de novos alunos e alunas da comunidade externa. Os editais completos estão disponíveis em https://www.ines.gov.br/curso-libras. Leia-os com atenção!

Saiu também a divulgação das orientações para:
- solicitação de vagas para agentes públicos, servidores ou colaboradores de serviços públicos, parceiros do INES ou organizações da sociedade civil (OSCs), que atuem em algum eixo relacionado com a surdez;

- inscrições para familiares de alunos surdos do CAP/INES; familiares de alunos surdos da graduação do DESU/INES; servidores do INES; tutores do NEO (Polo INES/Rio de Janeiro); colaboradores do INES; e alunos do DESU/INES: graduação e pós graduação;

- solicitação de inscrição no módulo I ou na avaliação de nivelamento (das diretorias e coordenações do INES para parceiros).

 

Verifique, com atenção, as condições para cada perfil!

 


 

 

1) EDITAIS DE SORTEIO ELETRÔNICO DE VAGAS PARA INGRESSO DE NOVOS ALUNOS NO CURSO DE LIBRAS – MODALIDADE REMOTASOBRE ABERTURA DE NOVAS TURMAS

Enquanto se mantiverem as restrições sanitárias causadas pela pandemia do Covid-19, o Curso de Libras, que normalmente só é oferecido na modalidade presencial, excepcionalmente, será realizado na modalidade remota.

Divulgamos os editais de abertura de inscrições em sorteio eletrônico para novas vagas/turmas, na modalidade remota, para módulo I (nº 10/2021 - iniciantes) e para módulos acima de I (nº 11/2021 – avaliação de ingresso de candidatos com conhecimento de Libras) para ingresso de novos alunos e alunas da comunidade externa. Os editais completos estão disponíveis em https://www.ines.gov.br/curso-libras. Leia-os com atenção!

Observação: os candidatos que não obtiverem sucesso na avaliação de ingresso (não aptos para os Módulos II, III, IV e V) poderão se inscrever no sorteio eletrônico para vagas do Módulo I, conforme cronogramas divulgados.

 

2) SOLICITAÇÃO DE VAGAS

PERFIL DE SOLICITANTE: PARA AGENTES PÚBLICOS, SERVIDORES OU COLABORADORES DE SERVIÇOS PÚBLICOS, PARCEIROS DO INES OU ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL (OSCs), QUE ATUEM EM ALGUM EIXO RELACIONADO COM A SURDEZ – MÓDULO I E AVALIAÇÃO DE INGRESSO

As instituições/órgãos (de qualquer um dos Poderes e de qualquer esfera: estadual, municipal ou federal), parceiros do INES e OSCs, que atuem nas diversas áreas de atendimento ao cidadão Surdo: Educação, ensino profissionalizante, saúde, justiça-cidadania, esporte-lazer, arte-cultura-entretenimento, serviços públicos (gestão ou atendimento), Surdos em risco social, etc., interessados em solicitar uma vaga para ingresso no Módulo I ou por nivelamento no Curso de Libras do INES, deverão enviar um Ofício para a Direção Geral do Instituto, exclusivamente por e-mail oficial, com cópia para a Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos (DFCRH), somente no dia 22 de julho de 2021 (5ª) das 8h às 23h59, atentando para:

  1. Este ofício, devidamente assinado em papel oficial, deve ser digitalizado e encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., cujo remetente seja, de preferência, a instituição ou órgão de origem do solicitante da vaga;
  2. Nome do Diretor do INES: PAULO ANDRÉ MARTINS DE BULHÕES;
  3. Justificar a solicitação (informar se atende ou atenderá pessoa surda ou se tem parceria com algum setor do INES);
  4. Informar se já teve contato prévio ou não com a DFCRH e qual foi o canal de comunicação (e-mail, telefone, site, etc.);
  5. Informar os seguintes dados do pretenso aluno: nome, endereço, bairro, município, CEP, telefone (celular), telefone (outros), RG (identidade), CPF, formação, e-mail, órgão solicitador da vaga e ordem de preferência de horário: DIAS DE AULA SÍNCRONA (AO VIVO): segunda ou terça ou quarta ou quinta, nos horários: manhã – das 9h às 11h; ou tarde – das 14h às 16h; ou noite – das 19h às 21h;
  6. SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO PARA AVALIAÇÃO DE INGRESSO: Em caso de interessado com conhecimento em Libras, enviar ofício devidamente assinado em papel oficial, com todos os dados descritos acima, no subitem e, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., cujo remetente seja, de preferência, a instituição ou órgão de origem do solicitante da vaga, justificando a solicitação (informar se atende ou atenderá pessoa surda ou se tem parceria com algum setor do INES); horário disponível para avaliação de ingresso, que ocorrerá no dia 30 de julho de 2021 (6ª), das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h, em sala de aula virtual, cujo link será enviado, no dia 29 de julho de 2021, para o e-mail do candidato.

 

3) INSCRIÇÕES PARA FAMILIARES DE ALUNOS SURDOS DO CAP/INES; FAMILIARES DE ALUNOS SURDOS DA GRADUAÇÃO DO DESU/INES; SERVIDORES DO INES; TUTORES DO NEO (POLO INES/RIO DE JANEIRO); COLABORADORES DO INES; E ALUNOS DO DESU/INES: GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO

Para alunos novos com esses perfis, a inscrição no Módulo I ou na avaliação de ingresso será realizada, por meio do preenchimento de formulário online, que ficará disponível em https://www.ines.gov.br/curso-libras, a partir das 8h do dia 19 de julho de 2021 até 23h59 do dia 20 de julho de 2021, devendo anexar os documentos digitalizados a seguir relacionados:

 

Perfil

Documentos digitalizados

Familiares de alunos surdos¹ ²

Identidade, CPF, Declaração de matrícula do aluno no DEBASI ou no DESU

Servidores e colaboradores do INES e Tutores NEO/Polo INES/RJ

Identidade, CPF, comprovante de vínculo ativo

Alunos do DESU/INES

Identidade, CPF, Declaração de matrícula do aluno no DESU

¹ São considerados familiares: pais, avôs, irmãos; demais casos: cônjuges de alunos ou de seu responsável (casado ou em união estável), pessoas que tenham a guarda do aluno menor ou sejam acompanhantes devidamente cadastrados no DEBASI (nestes demais casos apresentar cópia do documento probatório no ato de inscrição).

² Para os casos de família estendida ou situações especiais, anexar parecer da Divisão Sócio-Psicopedagógica do INES - DISOP.

 

4) SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO NO MÓDULO I OU NA AVALIAÇÃO DE NIVELAMENTO (DAS DIRETORIAS E COORDENAÇÕES DO INES PARA PARCEIROS)

As Diretorias e Coordenações do INES interessadas em solicitar uma vaga para profissionais parceiros que atuem nas diversas áreas de atendimento ao cidadão Surdo: Educação, ensino profissionalizante, saúde, justiça-cidadania, esporte-lazer, arte-cultura-entretenimento, serviços públicos (gestão ou atendimento), Surdos em risco social, etc., para ingresso no Módulo I ou por nivelamento no Curso de Libras do INES, deverão enviar um Memorando para a Direção Geral do Instituto, exclusivamente por e-mail oficial, com cópia para a Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos (DFCRH), somente no dia 21 de julho de 2021 (4ª) das 8h às 23h59, atentando para:

  1. Este Memorando assinado deve ser digitalizado e encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a partir do e-mail institucional da unidade solicitante;
  2. Justificar a solicitação (informar se atende ou atenderá pessoa surda ou se tem parceria com algum setor do INES);
  3. Informar os seguintes dados do pretenso aluno: nome, endereço, bairro, município, CEP, telefone (celular), telefone (outros), RG (identidade), CPF, formação, e-mail, instituição e ordem de preferência de horário: DIAS DE AULA SÍNCRONA (AO VIVO): segunda ou terça ou quarta ou quinta, nos horários: manhã – das 9h às 11h; ou tarde – das 14h às 16h; ou noite – das 19h às 21h;
  4. SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO PARA AVALIAÇÃO DE INGRESSO: Em caso de interessado com conhecimento em Libras, enviar Memorando assinado, com todos os dados descritos acima, no subitem c, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a partir do e-mail institucional da unidade requerente, justificando a solicitação (informar se atende ou atenderá pessoa surda ou se tem parceria com algum setor do INES); horário disponível para avaliação de ingresso, que ocorrerá no dia 30 de julho de 2021 (6ª), das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h, em sala de aula virtual, cujo link será enviado, no dia 29 de julho de 2021, para o e-mail do candidato.

 

5) CURSO DE LIBRAS

Devido às restrições sanitárias causadas pela pandemia do Covid-19, o curso permanecerá na modalidade de ensino remoto, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizado – AVA do Google Classroom no semestre 2021.2. As aulas do curso estão previstas para iniciar no dia 31 de agosto de 2021.

 

6) RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

Somente os alunos e alunas com matrícula ativa ou trancada no Curso de Libras poderão renovar matrícula.

Caso não renove no prazo, sua matrícula ficará trancada. Devido à pandemia do Covid-19, os trancamentos realizados nos semestres 2020.1, 2020.2 e 2021.1 não serão considerados na contagem de semestres com matrícula trancada consecutivos que podem causar perda (desligamento) da vaga, conforme o regulamento do curso (semestre 2021.2), disponível na página do Curso de Libras no site do INES. No entanto, ressaltamos que os trancamentos realizados nos semestres anteriores a 2020/2 ainda serão considerados.

O prazo de renovação inicia em 20 de julho de 2021 e termina em 21 de julho de 2021.

Como as aulas serão por meio do AVA do Google Classroom, é recomendável usar o seu Gmail existente ou, se não tiver, criar um. E renovar a matrícula usando o Gmail para facilitar a inclusão no AVA.

A renovação de matrícula é realizada por meio do formulário eletrônico, que será disponibilizado em 20 de julho de 2021.

 

7) INFORMAÇÕES SOBRE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO GOOGLE CLASSROOM

Há duas maneiras de o aluno ou a aluna ter acesso ao AVA do Google Classroom.

A primeira é, após a renovação e, em seguida, a inclusão do aluno ou da aluna no AVA, o sistema do Google Classroom enviará uma mensagem automática com link de acesso ao AVA para e-mail do aluno ou aluna usado na inclusão e na renovação.

Caso esteja com dificuldades, a outra maneira é abrir o site do Google Classroom (ou Google Sala de Aula), entrar com seu Gmail e senha. Em seguida, inserir o código da sua turma virtual. Para obter o código, deverá entrar em contato com o gestor das turmas, encaminhando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  

 

8) ATENDIMENTO


Enquanto durarem as restrições sanitárias causadas pela pandemia do Covid-19, o canal de atendimento da Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos do INES será o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 


 

 

O Curso de Libras é parte da Escola de Extensão do INES

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página