Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Notícias e Avisos > INES e CRAS Padre Veloso iniciam oficina e inscrevem famílias no Cadastro Único
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

INES e CRAS Padre Veloso iniciam oficina e inscrevem famílias no Cadastro Único

  • Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2016, 06h01

A Divisão Sócio-Psico-Pedagógica (DISOP) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) firmou parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Padre Veloso, em Botafogo, a fim de agilizar o atendimento socioassistencial de famílias de alunos surdos do Colégio de Aplicação (CAp-INES). No dia 14 de outubro, sexta-feira, teve início uma oficina de hip hop oferecida pelo CRAS no auditório do instituto. No mesmo dia, para celebrar a parceria, uma equipe do CRAS foi ao INES para fazer o recadastramento das famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Segundo Jessica Ferreira, chefe da DISOP, a ideia foi facilitar o acesso das famílias aos benefícios do sistema. "Com a parceria, encaminharemos os familiares dos nossos alunos para o CRAS Padre Veloso sempre que necessário. Como nesta sexta haveria o início das atividades das oficinas, a equipe do CRAS sugeriu e achamos uma boa ideia aproveitar a ocasião para fazer o cadastramento aqui durante um dia", disse. Ao longo do dia, em torno de 50 famílias foram cadastradas e recadastradas no local. Os assistentes sociais contaram com a colaboração de intérpretes no atendimento.


A oficina de dança é parte dos serviços prestados pelo CRAS aos jovens inscritos no Cadastro Único: "Só os alunos vinculados ao cadastro podem participar. A oficina explora temas como a cidadania e faz parte de um projeto de fortalecimento do vínculo familiar e comunitário de pessoas com deficiência. É um meio de trabalhar a interação dos jovens, assim como outras atividades voltadas para a sua inclusão que o CRAS oferece", explica o assistente social do INES Leandro Freitas. Cerca de 15 alunos participam da oficina, que mantém suas inscrições abertas.

 

Sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único é um instrumento que permite conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda. Por meio de um sistema informatizado, o governo federal consolida os dados coletados no Cadastro Único para formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.

O sistema é porta de entrada para 20 políticas públicas, entre elas o Bolsa Família, o programa Minha Casa Minha Vida, Bilhete Único e outros benefícios. Podem se inscrever famílias com renda mensal total de até três salários mínimos.

Sobre os CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social são unidades públicas estatais localizadas em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinadas ao atendimento socioassistencial de famílias. Sua equipe profissional de referência insere usuários da política de assistência social na rede de proteção básica e encaminha também à proteção especial. Previne situações de risco nos territórios onde atua, apoiando apoiando a população em suas demandas sociais e promovendo os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

O CRAS Padre Veloso fica na Rua São Clemente, 312, em Botafogo, Rio de Janeiro-RJ. 

 

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e da Prefeitura do Rio de Janeiro
 

Fim do conteúdo da página