- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
Foco e Escopo
Revista Forum é uma publicação bilíngue (Libras - Língua Brasileira de Sinais - e Português) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) para comunicação de trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que discutam, especificamente, a temática da educação de surdos em suas múltiplas interfaces. O objetivo principal da Revista Fórum é publicar textos e vídeos com temas atuais em debate na área e artigos sob demanda ou em fluxo contínuo com o foco na educação de surdos.
Os autores que publicam na revista não têm de efetuar qualquer tipo de pagamento, o que significa que todo o processo de publicação de um texto na revista Forum é gratuito!
Alguns dos autores que tenham seus trabalhos publicados na revista podem ser convidados para apresentá-los no Fórum Bilíngue do INES, evento bimestral no qual se discutem temas relacionados ao campo da surdez/educação de surdos.
Políticas de Seção
EDIÇÃO COMPLETA
![]() |
![]() |
![]() |
Editorial
![]() |
![]() |
![]() |
Dossiê
Exporadicamente a revista Forum lançará dossiês temáticos a respeito dos temas em debate no periódico.
Editores- Ramon Linhares
![]() |
![]() |
![]() |
Artigos
Política padrão de seção
Editores- Ramon Linhares
![]() |
![]() |
![]() |
Experiências
Editores- Ramon Linhares
![]() |
![]() |
![]() |
Ensaios
Texto ou vídeo em ibras com críticas e reflexões teóricas realizando uma avaliação sobre educação de surdos, bilinguismo e/ou inclusão
Editores- Ramon Linhares
![]() |
![]() |
![]() |
Artigos de Demanda Contínua
Essa seção recebe artigos enviados pela plataforma de assuntos pertinentes às linhas de publicação da revista "Forum".
![]() |
![]() |
![]() |
Fórum Bilíngue do INES
Promover a circulação dos conhecimentos apresentados nos Encontros dos Fóruns Bilíngues do INES em condições comunicacionais acessiveis, seja para usuários de LIBRAS e/ou Português.
Editores- Ramon Linhares
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Forum aceita para publicação artigos resultantes de estudos teóricos, ensaios, pesquisas e reflexões sobre práticas e experiências educativas com surdos. Além desses casos, serão aceitos trabalhos de pesquisadores brasileiros ou estrangeiros que atuem e/ou investiguem temáticas correlatas à surdez.
São publicados, também, resenhas e relatos de experiência. Os artigos de fluxo contínuo poderão ou não obedecer ao tema central do dossiê proposto para o mesmo número.
A publicação de artigos está condicionada a uma avaliação cega pelos pares do Conselho Editorial ou de dois pareceristas ad hoc. Em caso de divergência, é solicitado um terceiro parecer. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pela Comissão Editorial.
Os critérios básicos para seleção dos artigos são: a contribuição à educação de surdo ou à area da surdez, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, além da consistência da abordagem teórica e metodológica.
As modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, deverão ser incorporadas pelos autores no artigo, como condição de sua posterior publicação. As modificações efetuadas pelos autores deverão retornar aos pareceristas, para que estes finalizem o processo de avaliação. No caso do número de artigos aprovados ser superior à capacidade de publicação da Revista, a Comissão Editorial fará uma seleção dos artigos com melhor avaliação feita pelos pareceristas ad hoc.
Periodicidade
Revista Fórum é uma publicação semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...