A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA PERSPECTIVA BILÍNGUE NO INES: MÚLTIPLOS SENTIDOS E CONCEITOS NA VISÃO DOCENTE

Patricia Barcelos Azevedo

Resumo


A presente pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida com um grupo de profissionais atuantes no Instituto Nacional de Educação de surdos (INES), uma instituição pública federal que atende alunos surdos e com outros comprometimentos ligados à surdez. Foi desenvolvido um Estudo de Caso e aplicado um questionário com perguntas fechadas a 06 (seis) docentes que atuam no segmento da EJA, nas séries iniciais, com o objetivo de compreender de que forma os participantes conceituam a ação de avaliar. Expusemos um breve histórico da instituição, informando de que forma é feita a inserção dos alunos e destacamos quais as necessidades e dificuldades encontradas pelo docente e seu desejo em ampliar seus conhecimentos na área de educação de surdos. Finalmente, refletimos sobre o bilinguismo e a responsabilidade que o Instituto Nacional de Educação de Surdos tem frente a esse desafio.


Palavras-chave


Avaliação; Surdez. Bilinguismo; Docente; INES

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DOI: http://dx.doi.org/10.20395/fb.v0i33.41

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