A importância do espaço da sala de aula para a promoção do ensino bilíngue

Bruna Arruda, Sandro Portella

Resumo


Refletindo sobre o potencial da escola como ambiente possível de estímulo à aquisição de língua e inserção em práticas sociais, destacamos as características da sala de aula bilíngue como um espaço importante na promoção do ensino de alunos surdos. Tivemos como objetivo considerar o processo de desenvolvimento linguístico e escolar de alunos, destacando a proposta bilíngue e fundamentando o letramento visual como fator importante desse processo, tendo em vista principalmente as características do espaço e o uso de estratégias e materiais acessíveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa de observação participante, embasada em estudos anteriores e registros acadêmicos. Ao longo deste estudo, caracterizamos as salas de aula como um espaço de suma importância para o ensino dos conteúdos curriculares e do ensino da língua, através da utilização de murais conceituais (citamos, aqui, o termo conceituais, para caracterizar a diferença entre um mural expositivo, onde o conteúdo é apenas apresentado, e este mural, onde produzimos o conteúdo junto com os alunos durante a explicação do tema, utilizando a língua portuguesa e a língua de sinais). Com este ensino, apresentamos aos alunos a utilização das duas línguas concomitantemente, possibilitando uma apropriação eficaz do conteúdo, através do letramento visual em seu cotidiano. Com o andamento do trabalho, percebemos que tal prática tem estimulado a compreensão dos alunos, pois os mesmos demonstram um maior interesse na aprendizagem das palavras, refletindo assim no entendimento dos conteúdos. Por meio de tal investigação concluímos sobre o potencial visual de aprendizagem e inserção social dos alunos surdos, destacando a importância da acessibilidade linguística, da formação de professores bilíngues, do uso de materiais visuais elaborados, especificamente para alunos surdos e da presença de profissionais surdos em contexto escolar.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20395/fb.v0i37.498

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1518-2509
ISSN Eletrônico: 2525-6211 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Forum está avaliada como B4 no Qualis- Interdisciplinar/CAPES

 

INDEXADA EM:


Resultado de imagem para sumario.org logo  Resultado de imagem para google acadêmico Resultado de imagem para portal periódicos capes  Resultado de imagem para doaj  Imagem relacionadaResultado de imagem para livre cnen