A Escola Bilíngue: pensando a Educação de Surdos em nosso tempo

Lucyenne Matos

Resumo


Este artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo central pensara educação bilíngue na educação de surdos em nossa contemporaneidade. Refletir sobre a educação dos surdos por esse viés é uma questão do nosso tempo e, por isso, quando a escola bilíngue entra em pauta de discussão como um espaço de produção dessa educação, vale a pena interrogar o quanto dela pertence ao movimento surdo. A escola bilíngue é um sonho que o movimento vem construindo ao longo de suas lutas como o lugar primeiro de efetivação da educação desses sujeitos. Pensar sobre ela é um desafio que este texto se propõe. Este trabalho recorre a três importantes pontos de discussão que podem adensar a reflexão sobre a escola bilíngue: a política, a escola e o professor. Diferentes autores são convidados a dialogar e tensionar as  questões da escola. Autores como Arendt (2014), Biesta (2013), Masschelein e Simons (2013), Sennett (2012) eKohan (2009, 20013), dentre outros, ajudam-nos a interrogar a fim de nos provocar a partir das questões apresentadas neste texto.


Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, Hannah. A condição humana. 12 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo entre o ensinar e o aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

KOHAN, Walter. O mestre inventor: relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2013.

SENNETT, Richard. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2012.

WAQUET, Françoise. Os filhos de Sócrates: filiação intelectual e transmissão do saber do século XVII ao XXI. Rio de Janeiro: Difel, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.20395/fb.v0i37.504

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1518-2509
ISSN Eletrônico: 2525-6211 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Forum está avaliada como B4 no Qualis- Interdisciplinar/CAPES

 

INDEXADA EM:


Resultado de imagem para sumario.org logo  Resultado de imagem para google acadêmico Resultado de imagem para portal periódicos capes  Resultado de imagem para doaj  Imagem relacionadaResultado de imagem para livre cnen