Processo de aquisição da linguagem do sujeito surdo: uma análise do bilinguismo como prática social

Letícia Monteiro, Alice Coutinho, Juliana Santos, Karen Silva, Tathianna Dawes

Resumo


A educação bilíngue de surdos tem sido tema de debate recorrente entre os pesquisadores da área de surdez. Com o intuito de aprofundar esse debate na comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense (UFF), o grupo de pesquisa Estudos do Bilinguismo: Libras e Língua Portuguesa para Surdo (EBILIPS) decidiu também debruçar-se sobre essa questão. Por meio do viés histórico-cultural de Vygotsky, este artigo inicia a investigação do tema da aquisição de linguagem por surdos para que, posteriormente, possam ser analisados com mais propriedade o bilinguismo Libras/Língua Portuguesa e a escrita do sujeito surdo como prática social. É imprescindível, portanto, que as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, ajustem seus métodos educacionais para que assim a educação seja um direito de todos.


Palavras-chave


Bilinguismo, Surdez, Inclusão, Educação de Surdos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20395/fb.v0i38.517

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