“Mundo em Libras”: material didático da disciplina Geografia

Vanessa Lesser, Ana Regina Campello, Betty Andrade, Luciane Rangel, Barbara Camilla de Souza Carvalho, Isabelle Maia, Viviane Oliveira, Alexandro Santos, Weslei Rocha, Renata Rocha, Djenane Alves Alcântara, Fabiana Dias dos Santos

Resumo


A Educação bilíngue (Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa) aos alunos surdos, é garantida pela Lei 13.005, de 25/06/2014, no Plano Nacional de Educação (PNE), na meta 4.7, possibilitando um desenvolvimento de uma educação que valoriza a identidade e a cultura surda. E neste caminho bilíngue é importante o uso de materiais didáticos bilíngue, que coloque a criança surda em contato com o conhecimento por meio de sua língua. Foi criado e publicado em 2014 um material didático intitulado: “Mundo em Libras”, produzido por um grupo de quatro professores surdos e avaliados em sala de aula com alunos surdos do INES. O material didático em questão, foi elaborado para a disciplina de Libras, trabalhando juntamente com o contexto de geografia, composto de: 2 apostilas, 4 jogos, mapas e 2 DVDs. Como a língua de sinais vem evoluindo a cada dia, assim como acontece com as línguas orais, com inclusão de novos sinais, variações linguísticas e empréstimos linguísticos, veio a necessidade de atualizar e revisar os sinais desse material bilíngue: “Mundo em Libras”, utilizando nova metodologia, com base teórica de Faria-Nascimento e Leland. A metodologia desta pesquisa tem como base o uso de recursos de coletas de dados em entrevistas (MINAYO, 2012) com os informantes surdos, filmagem e observação (TRIVINOS, 1987), que permite investigar e analisar o uso do material produzido em caráter qualitativo e quantitativo (TRIVINOS, 1987). Essa pesquisa foi iniciada em fevereiro de 2018 e ainda se encontra em andamento. Pretende-se terminá-la ao final do ano de 2018, renovando o material, para que possa ser trabalhada também a interdisciplinaridade com a Geografia e possa atender aos alunos surdos como também aos estudantes com diferentes tipos de deficiências. Esperamos alcançar todos os objetivos propostos e oferecer aos alunos surdos um novo material com os sinais atualizados.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20395/fb.v0i38.533

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1518-2509
ISSN Eletrônico: 2525-6211 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Forum está avaliada como B4 no Qualis- Interdisciplinar/CAPES

 

INDEXADA EM:


Resultado de imagem para sumario.org logo  Resultado de imagem para google acadêmico Resultado de imagem para portal periódicos capes  Resultado de imagem para doaj  Imagem relacionadaResultado de imagem para livre cnen